A pulga é muitas vezes um incômodo para os donos e para os nossos amigos gatos e cães quando os têm. Além de poderem levar a anemias e serem portadoras de outras doenças (como de parasitas intestinais - dipylidium, que vive dentro da pulga) podem provocar uma condição dermatológica designada de Dermatite alérgica à picada da pulga (DAPP).
A DAPP é uma condição bastante comum que resulta de uma hipersensibilidade/alergia aos componentes presentes na saliva das pulgas, não tolerando por isso as suas picadas.
Além do típico prurido, que se manifesta no morder, coçar e esfregar causado pela presença das pulgas, quando o animal tem DAPP, apresenta também, perda de pêlo (alopecia em zonas características - imagem), por vezes com crostas e inflamação. Em casos recorrentes podem sofrer descamação da pele, queratinização, hiperpigmentação e tornar a pele mais espessa.
Por serem zonas já traumatizadas poderão levar a infecções por bactérias oportunistas.
Quanto a tratamentos infelizmente não existe uma cura mas pode ser melhorado tentando evitar o máximo que o seu animal seja picado, fazendo um controlo de pulgas no animal e no ambiente de forma o mais eficaz possível (recorrendo a desparasitastes e repelentes) e adicionalmente será sempre benéfico o uso de suplemento de ácidos gordos. Em caso de infeção e inflamação poderá ser necessário um tratamento e seguimento médico.